Você sabia que a Inteligência Artificial já é utilizada em 62,5% dos consultórios, clínicas e hospitais no Brasil? Este dado foi obtido por meio de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), a qual destaca a importância da IA na saúde.
Segundo o levantamento, o principal recurso utilizado são os chatbots no atendimento, o que facilita o processo inicial de conversa. Logo em seguida, as IAs também auxiliam na segurança da informação, na análise de dados e na tomada de decisões clínicas.
Neste artigo, a Profilática explicará mais detalhes como a IA na saúde pode influenciar a gestão hospitalar e como os ambientes de saúde devem se adaptar em relação a isso. Veja a seguir!
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) é uma ciência da computação que cria sistemas capazes de realizar tarefas semelhantes aos humanos, como aprendizado, raciocínio, linguagem e resolução de problemas.
Esses sistemas são treinados com imensos volumes de dados e algoritmos complexos, que identificam padrões para tornar cada vez mais precisos e eficientes em suas tarefas.
Segundo Ray Kurzweil, consultor do Google, existem expectativas que os computadores consigam obter desempenho cognitivo igual aos dos seres humanos até 2029.
Como a IA na saúde pode influenciar a gestão hospitalar?
A resposta é: de diversas maneiras. Através da coleta, análise, dedução e interpretação de informações, a IA na saúde pode facilitar a eficiência operacional em diversos contextos dentro de hospitais. Veja:
Otimização do diagnóstico e do tratamento
A IA tem a capacidade de averiguar grandes volumes de dados de pacientes, como prontuários, exames de imagem e exames de laboratório, e identificar padrões.
Desse modo, ajudam médicos a realizar diagnósticos de doenças com mais precisão e a aplicar planos de tratamentos personalizados para cada paciente.
Otimização de recursos
A gestão hospitalar possui diversos processos administrativos, como atendimento inicial, agendamento de consultas, gerenciamento de leitos, gestão de prontuários, controle de estoque, etc. A IA na saúde permite automatizar uma série de tarefas, reduzindo o tempo de trabalho dos colaboradores e evitando as chances de erros.
Nesse sentido, o hospital aumenta a performance da operação, diminui eventuais falhas e melhora a experiência completa do paciente.
Apoio na pesquisa e desenvolvimento
Outra função da IA na saúde é no auxílio durante pesquisas. Com a análise facilitada de grandes conjuntos de dados, é possível identificar novos tratamentos e medicamentos de maneira mais rápida. Isso ajuda a acelerar o desenvolvimento de soluções para doenças e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
💡 Leia também: Você conhece a engenharia clínica?
Benefícios da IA para a gestão hospitalar
Conforme vimos até aqui, a IA na gestão hospitalar apresenta diversos aspectos positivos, sendo que os principais benefícios são:
- Automatização facilitada de tarefas repetitivas e demoradas;
- Redução de custos operacionais;
- Melhorias no processo de decisões;
- Personalização de atendimento e suporte 24 horas por dia e durante 7 dias por semana.
Afinal, como aplicar a Inteligência Artificial na gestão hospitalar?
Atualmente, existem diversas IAs para a área hospitalar. A escolha de qual usar vai depender das suas necessidades.
Na gestão de equipes, é possível utilizar Inteligência Artificial para prever a demanda por serviços médicos, organizar o cronograma hospitalar, fazer ajustes na programação de tarefas das equipes, entre outros. Assim, os profissionais não correm o risco de ficar sobrecarregados e de atrasar atendimentos.
Na gestão de estoque, a IA possibilita analisar a demanda por suprimentos com base em dados antigos, o que garante materiais suficientes em mãos e evita a falta ou o excesso de estoque.
Já com a análise preditiva, esta tecnologia consegue antecipar picos de demanda e passar informações suficientes para a preparação de leitos, organização de equipes e suprimentos. Tudo isso de acordo com o aumento previsto no número de pacientes.
O uso da IA na saúde tem grande potencial de transformar a gestão hospitalar. Desde melhorias na operação até a personalização do atendimento ao paciente. Vale a pena se aprofundar no assunto e investir em tecnologias para ambientes hospitalares!
Então, este artigo foi útil para você? Confira mais dicas em nosso blog. Até a próxima!