Profilática

BLOG

Como a limpeza e desinfecção de ambientes pode evitar a contaminação pela varíola dos macacos?

A Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, trata-se de uma zoonose viral, um vírus que foi transmitido aos seres humanos antigamente a partir de animais. Os sintomas são semelhantes aos observados em pacientes com varíola, porém com gravidade menor.

Atualmente surgiu um novo surto da doença, preocupando a sociedade científica e médica do mundo inteiro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou uma série de recomendações a serem adotadas nas unidades de saúde do país para lidar com casos suspeitos, e a limpeza e desinfecção de ambientes é uma dessas medidas. E para saber como essa ação pode evitar a contaminação pela varíola dos macacos, continue a leitura!

Você sabe o que é a varíola dos macacos?

Como mencionamos no início desse texto, a doença é causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. No entanto, a varíola humana foi erradicada do mundo em 1980, e era muito mais letal. 

A taxa de letalidade da varíola dos macacos, antes do atual surto, era de 3% a 6%. O primeiro caso foi detectado em humanos em 1970.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e dores no corpo, calafrios, cansaço, feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus é transmitido por meio de contato próximo com as lesões de pele, por secreções respiratórias ou objetos usados por uma pessoa que está infectada. Por isso é tão importante a limpeza e desinfecção de ambientes.

Feridas na pele (erupções cutâneas) estão entre os sintomas mais comuns.

Transmissão da varíola dos macacos por superfície contaminada

Um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, divulgado em agosto de 2022, que aborda sobre a contaminação em ambientes domésticos, reforçou a possibilidade de contágio do vírus por meio da transmissão por superfícies contaminadas.

Portanto, o relatório alerta para a atenção sobre essas duas formas de contaminação: tocar em objetos e superfícies com o vírus, e em seguida levar as mãos à boca e olhos; dividir objetos pessoais, como talheres, copos, pratos, toalhas, roupas de cama.

Evitando a contaminação com a limpeza e desinfecção de ambientes 

Além do uso de máscaras, do distanciamento e da higienização das mãos (com água e sabonete, ou preparações alcoólicas), manter a limpeza e desinfecção do ambiente é essencial. No caso de profissionais da saúde, a Anvisa recomenda o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo para evitar exposição a sangue, fluidos e secreções corporais. 

As prevenções também envolvem a limpeza e desinfecção de PPS e das superfícies em ambientes hospitalares.

Basicamente, a limpeza e desinfecção consiste na remoção de sujidades e na eliminação de microrganismos na forma vegetativa de superfícies e materiais, a fim de evitar contaminações. 

O processo de limpeza deve ocorrer de forma simultânea ao processo de desinfecção, reduzindo a possibilidade de contaminação no processo de limpeza. Os produtos da Profilática realizam a limpeza e desinfecção ao mesmo tempo.

Qual o melhor produto?

Um dos produtos com eficácia comprovada para a limpeza e desinfecção e prevenção da varíola dos macacos é o Surfic®, que possui como princípio ativo a composição equilibrada de PHMB + tensoativo catiônico. 

É indicado para umectação, descontaminação, pré-limpeza de instrumentais, além da desinfecção de nível intermediário para artigos não críticos e semi-críticos: artigos de inaloterapia e assistência ventilatória. Possui capacidade microbicida e atividade de amplo espectro contra bactérias, fungos, vírus e esporos.

As composições de produtos químicos, de um modo geral, têm a atividade e mecanismo de ação estudados, desenvolvidos e dirigidos para atuar e destruir estruturas complexas de bactérias (ex: Micobactérias), fungos e vírus, assim como envelope de vírus e proteínas, provocando sua destruição.

Esperamos que com esse conteúdo, você tenha compreendido a importância da limpeza e desinfecção de ambientes para evitar a contaminação pela varíola dos macacos, e de como esse processo precisa atender as normas dos órgãos competentes e ser realizado de maneira profissional, com produtos eficazes e por uma equipe capacitada.

Você pode contar conosco para o fornecimento dessas mercadorias e para a capacitação das equipes. Saiba mais sobre os produtos da Profilática e acesse nosso site e redes sociais.

RECOMMENDED POSTS